O jornal Fala Bom Fim, em sua edição de setembro de 2009, traz interessante matéria a respeito da iluminação pública. O jornal traz a opinião do especialista Assis Aymoré, com formação em planejamento estratégico aplicado ao manejo do meio ambiente no município. Segundo ele, a iluminação aberta e dispersiva vem sendo combatida em todo o mundo, pois acarreta um desperdício de até 30% de energia. O direcionamento dos raios e ondas de luz agride os transeuntes com a luz direta nos olhos, podendo causar acidentes principalmente em idosos, crianças e quem usa óculos e lentes. Esta matéria nos instigou a buscar mais informações a respeito do tema.
Mas o que é a iluminação dispersiva?
Uma lâmpada dispersiva é aquela que emite luz em ângulos acima de 70 graus a partir de uma linha imaginária traçada entre a lâmpada e o chão (veja a figura abaixo).
Acima dessa área de iluminação, a luz não é aproveitada sendo enviada para a atmosfera. Toda a luz emitida horizontalmente e para cima, em nada contribui para a iluminação noturna útil, uma vez que a única luz que realmente importa é aquela dirigida para o solo adjacente à fonte. Isso torna a iluminação pública um dos setores onde o consumo de energia é desproporcionalmente grande em relação aos benefícios gerados.
Nesses casos os raios não são direcionados para o solo ou objetos que os absorvam, então viajam através da atmosfera até serem absorvidos por nuvens, aves, insetos ou partículas suspensas no ar. Esse último caso é o responsável direto pelos sky glows, os clarões que aparecem sobre os grandes centros urbanos à noite.
Esses clarões são estudados na biologia pela interferência no comportamento animal. O estudo Entendendo e resolvendo os problemas de poluição luminosa em praias de desova de tartarugas (Understanding and Resolving Light-Pollution Problems on Sea Turtle Nesting Beaches), da Press Washington, mostra que a luz branca interrompe o comportamento natural de peixes e atrai aves. Os especialistas sugerem que a navegação das aves que se orientam pelo horizonte é quebrada pelos sky glows. A luz artificial também interfere no comportamento de predadores noturnos e transpiração de plantas.
Outros endereços interessantíssimos para quem quiser saber mais sobre o assunto: