Pesquisa personalizada

domingo, 1 de novembro de 2009

Pegada Ecológica? Descubra a sua!


Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida. Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia.




Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves. Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da natureza. A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, levando em consideração todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadense da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicaram o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.



A Pegada Ecológica nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é um só.

Assim, o que cabe a nós é agir conscientemente aplicando sempre que possível a velha política dos 3 R´s que visa à redução, reutilização e reciclagem dos materiais por nós consumidos. Reduzir o lixo produzido diariamente é a forma mais efetiva de preservar matéria-prima e diminuir a quantidade de resíduos sólidos. O segundo passo é reutilizar materiais sempre que possível. Então, apenas o que realmente precisa ser consumido e não pode ser reaproveitado será encaminhado para a reciclagem

Fica a sugestão da equipe ECOPOA para que você acesse o site abaixo e descubra qual é o tamanho de sua pegada. Faça o teste:





Nenhum comentário:

Postar um comentário