Começou hoje, a 15ª reunião da Convenção do Clima (COP 15), organizada pela ONU. Neste evento, os 193 países membros da UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima estarão reunidos em Copenhague, capital da Dinamarca, para chegar a um acordo climático global com medidas que impeçam que a temperatura do planeta suba mais do que 2º C – em relação ao período pré-Revolução Industrial – até o final do século.
O Brasil será representado por uma delegação de 70 pessoas, entre governo, membros da iniciativa privada e ONGs. E leva como proposta a redução de emissões de Gases do Efeito Estufa entre 36% e 39% e o desmatamento da Amazônia em 80%, sem impedir que o Brasil cresça de 5% a 6%. A idéia é que, embora esteja em desenvolvimento, o Brasil emita em 2020 a mesma quantidade de gases poluentes que emitia em 2005.
Depois que o Brasil fez essa proposta, Estados Unidos e China resolveram entrar também com propostas. O mais importante da meta brasileira é que o Amazônia e o cerrado vão ser beneficiados. A forte promessa de conter o desmatamento é nosso maior trunfo e é um benefício que não está associado apenas ao aquecimento global.
Um abraço,
Equipe ECOPOA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário