Pesquisa personalizada

sábado, 19 de dezembro de 2009

Combatendo o desperdício...


Apreciando o enorme acervo de uma livraria nos deparamos com um livro muito curioso: Como Combater o Desperdício, da coleção Entenda e Aprenda da editora BEI. Ao abrir a obra (acreditando que não se passava de mais uma de tantas outras falsas “bíblias” de consumo consciente, que lotam as prateleiras das livrarias nesta nova onda eco que vaga pelo mundo) nos impressionamos com o conteúdo. Tratava-se de um livro bem didático que abordava todas as esferas sociais e hierarquias de produção, indo desde a geração de alimentos, passando pelo consumo e culminando com o descarte, com intervenções que propunham algumas soluções para problemas enfrentados no dia-a-dia. Deste modo, apresentamos a vocês algumas passagens curiosas que existem nesse livro:


“O recurso stand-by (do inglês “em espera”), existente na maioria dos aparelhos de áudio e vídeo e que permite o liga/desliga pelo controle remoto, constitui uma forma quase imperceptível de desperdício de energia elétrica, assim como os relógios digitais que, geralmente, também acompanham esses aparelhos. Na Alemanha, especialistas afirmam que apenas a energia necessária para manter todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos em stand-by representa a produção de duas usinas nucleares daquele país”.

“A chamada fuga de energia é um dos grandes ralos de desperdício numa casa. Suas principais causas são: fios desencapados, emendas malfeitas, instalações mal dimensionadas ou desgastadas pelo tempo e eletrodomésticos defeituosos. Para verificar se o problema existe, desconecte todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes. Verifique se o disco do medidor de energia elétrica da casa continua girando. Em caso afirmativo, existe uma fuga de corrente”.

“O chuveiro elétrico pode representar até 25% do consumo doméstico, sobretudo quando se trata de modelos antigos e de potência exagerada. Diminuindo o tempo de banho para oito minutos e privilegiando a utilização de chuveiros com potência média de 3000 W ( de preferência na posição verão), reduz-se o consumo em mais de 50%”

“Entre outras tantas utilidades – contenção de encostas, vedação, recifes artificiais, peças de automóveis- o pneu velho gera energia quando queimado em forno controlado. Cada pneu contém a mesma energia que 9,4 litros de petróleo. Se todos os pneus abandonados no país (cerca de 500 mil unidades) tomassem esse destino, seriam economizadas 12 mil toneladas de óleo.”

Assim, fica como sugestão da equipe ECOPOA para que você leia o livro Como Combater o Desperdício ou qualquer outro material referente a esta temática. Acreditamos que atualmente o desperdício é o causador dos maiores impactos que o meio-ambiente vem sofrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário