Pilhas e baterias merecem cuidados especiais porque são compostas de substâncias tóxicas como chumbo ácido e níquel cádmio. Elas devem ser encaminhadas ao fabricante para uma destinação adequada. Além de separá-las para coleta, prefira as do tipo recarregável, diminuindo o consumo.
Jogar óleo de cozinha na pia pode causar prejuízo ao meio ambiente. Cada litro que vai pelo ralo contamina até 20 mil litros de água potável. Reciclar é fácil. Basta guardar o óleo usado em garrafas PET e entregá-lo em postos de coleta. Seu destino será a transformação em sabão e biocombustíveis.
Em vez de imprimir arquivos, procure levá-los em um pendrive. Além de reduzir a quantidade de lixo de papel gerado, esta iniciativa evita a derrubada de árvores e o uso de água, necessários à produção de papel. Antes de imprimir, pense e repense no consumo a médio prazo.
Há um movimento mundial de conscientização ambiental com o objetivo de reduzir o uso de sacolas plásticas no comércio. Grande problema para o meio ambiente, estas sacolas levam até 500 anos para se decompor. Faça parte dessa iniciativa, levando uma bolsa própria, que pode ser reutilizada.
Veja os números do desperdício: em 15 minutos, uma mangueira aberta gasta cerca de 280 litros de água. Se usada três vezes por semana para lavar carros ou a calçada, em um ano, o gasto soma 40 mil litros – suficiente para abastecer um prédio de 64 apartamentos, ou 320 pessoas, em um dia.
Quando separados, o papel, o metal , o vidro e o plástico passam a ser matéria-prima usada para a fabricação de novos produtos. Essa iniciativa gera renda, emprego e diminui a necessidade de exploração de recursos naturais. Se descartado de maneira incorreta, essse lixo poluirá o solo e as águas.
Ao pegar carona e usar transportes alternativos, deixando seu carro na garagem uma vez por semana, você deixa de emitir 40 kg de dióxido de carbono (CO2) por ano. Sabe-se que a poluição do ar potencializa doenças respiratórias, como bronquite crônica e enfisema pulmonar, que causam a morte de 3 milhões de pessoas por ano em todo o mundo.
Fonte: Revista Super Interessante, dezembro de 2008, conteúdo publicitário Eletrobrás Termonuclear S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário