Pesquisa personalizada

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lâmpadas Econômicas


A lâmpada de bulbo, também conhecida como lâmpada incandescente tem um filamento de tungstênio muito fino dentro de um bulbo. Elas adquirem normalmente os valores 60 watt, 75 watt, 100 watt e assim por diante.

A idéia básica por trás destas lâmpadas é simples. A corrente elétrica passa pelo filamento; como o filamento é bem fino, oferece resistência a passagem da corrente, e esta resistência transforma a energia elétrica em calor. O calor faz o filamento aquecido emitir luz. O filamento literalmente emite luz por causa do calor.




O problema com as lâmpadas incandescentes é que o calor desperdiça muita eletricidade. Calor não é luz, e o propósito da lâmpada incandescente é emitir luz. Assim toda a energia gasta criando calor é um desperdício. Lâmpadas incandescentes são assim muito ineficientes. Elas produzem aproximadamente 15 lumes por watt gasto.

Uma lâmpada fluorescente usa um método completamente diferente para produzir luz. Em um tubo fluorescente há eletrodos nas extremidades do tubo e um gás que contêm argônio e vapor de mercúrio. Um fluxo de elétrons atravessa o gás de um eletrodo para o outro. Estes elétrons batem nos átomos de mercúrio e os excitam. Quando os átomos de mercúrio retornam ao estado não-excitado, eles emitem fótons ultravioletas. Estes fótons batem no fósforo que reveste o interior do tubo fluorescente, e este fósforo emite luz visível.




Uma lâmpada fluorescente produz menos calor, assim é muito mais eficiente. Uma lâmpada fluorescente pode produzir entre 50 e 100 lumes por watt. Isto torna as lâmpadas fluorescentes quatro a seis vezes mais eficientes que as incandescentes. Por isso você pode comprar uma lâmpada fluorescente de 15 watt que produzirá a mesma quantidade de luz que uma lâmpada de 60 watt incandescente.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário