Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Reduzindo o consumo de energia no verão!


O horário de verão existe no Brasil desde o ano de 1932, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica. Em 2009 ele teve início no dia 18 de outubro, e vai até dia 21 de fevereiro de 2010. Portanto, ainda temos alguns dias para buscar o aproveitamento da luz natural, especialmente no período do entardecer e início da noite (entre 18h e 20h).

De acordo com o site do Ministério de Minas e Energia, no ano passado houve uma economia de cerca de R$ 4 bilhões no país, além, é claro, de redução do consumo de bens naturais. A redução do consumo de energia pode chegar a 5% durante o período do horário de verão, estação que normalmente tem um aumento no uso de eletrodomésticos como ventiladores, geladeiras, freezer e ar-condicionado, devido às altas temperaturas.

Pensando nos dias de verão que ainda estão por vir, resolvemos reunir algumas dicas de economia de energia que podem ajuda-los a ter um verão mais econômico e responsável com a saúde do mundo:

 


• Se possível, use aparelhos elétricos fora do horário de pico (18 às 21h);
• Eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar-condicionado, motores, coletores solares e lâmpadas, têm consumo medido por centros de pesquisas do governo e os mais eficientes ganham o Selo PROCEL. Na hora da compra, escolha esses modelos;
• Ao viajar, desligue a chave-geral;
• Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins;
• Use fios de bitola adequada. Na hora de fazer a instalação, consulte sempre um técnico especializado;
• Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.

As dicas foram retiradas do site do PROCEL, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Lá vocês também encontram dicas específicas para cada tipo de eletrodoméstico e até elevadores e condomínios. Vale a pena dar uma lida!

Um abraço da Equipe ECOPOA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário