A matéria-prima vegetal mais utilizada para a fabricação de papel é a madeira obtida em áreas de reflorestamento (na sua maioria, eucalipto e pinus). A matéria-prima é processada química ou mecanicamente, ou por uma combinação dos dois métodos, gerando a "pasta celulose". A pasta de celulose também pode ser obtida por meio da reciclagem do papel. Para produzir uma tonelada de papel são necessárias duas a três toneladas de madeira, uma grande quantidade de água e muita energia. A reciclagem de papel preserva as árvores que seriam cortadas para fabricá-lo, reduz a poluição do ar e da água, além de economizar energia.
• Reciclável: caixa de papelão, jornal, revista, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papel timbrado, cartões, papel de fax.
• Não reciclável: papel sanitário, copos descartáveis, papel carbono, fotografias, fitas adesivas, etiquetas adesivas.
Ciclo da reciclagem:
1. O catador de recicláveis recebe o papel utilizado e o separa de acordo com o tipo.
2. Removem-se objetos como clips, grampos e plásticos, e o papel é organizado em "fardos", que são enviados para as indústrias papeleiras.
3. Os fardos são cortados em tiras e carregados por uma esteira até um enorme tanque de água quente chamado "hidropulper", que corta e agita o papel até ser transformado numa pasta de celulose.
5. Produtos químicos e corantes podem ser adicionados à polpa antes de ser processada em uma outra máquina.
A reciclagem do papel gera economia dos seguintes recursos naturais:
- Madeira: uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m3 de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado.
- Água: na fabricação de 1 tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2 mil litros de água, ao passo que, no processo tradicional, esse volume pode chegar a 100 mil litros por tonelada.
- Energia: em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador.
Fonte: http://saberpensar.jimdo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário