Pesquisa personalizada

sábado, 13 de março de 2010

Plástico


A leveza e a maleabilidade fazem do plástico um dos materiais preferidos para embalar e transportar produtos. Porém, a indústria plástica criou um dos maiores problemas ambientais deste século: a eliminação do lixo plástico.

Os materiais plásticos ocupam muito espaço nos aterros, devido a dificuldades de compactação e por sua baixa degradabilidade. As embalagens plásticas, lançadas indevidamente no ambiente, contribuem para entupimentos, propiciam condições de proliferação de vetores de doenças, prejudicam a navegação marítima e agridem a fauna aquática.


Geralmente, os plásticos manufaturados chegam ao final da vida útil praticamente sem modificações substanciais nas suas características físico-químicas. Entretanto, boa parte dos plásticos usados pode ser reciclada, resultando, daí, ganhos ambientais, econômicos e sociais.
                                                      
São muitos os benefícios da reciclagem do plástico. Em primeiro lugar, gera-se uma economia de energia e petróleo. Além disso, ocorre a aceleração da decomposição da matéria orgânica nos aterros sanitários, pois o plástico impermeabiliza as camadas de material biologicamente degradável, prejudicando a circulação de gases e líquidos. Por fim, ocorre uma redução do volume de lixo depositado em aterros, aumentando sua vida útil.


Poucas são as empresas que fazem todo o processo de reciclagem do plástico. O mais comum é:

1º Grupo » Empresas de comercialização de resíduos: compram a sucata plástica, separam, prensam em fardos e vendem o resíduo classificado.

2º Grupo » Empresas de transformação dos resíduos em grânulos: compram os resíduos já classificados e transformam em grânulos.

3º Grupo » Empresas de fabricação de novos produtos: compram os grânulos e transformam em novos produtos.


RECICLAGEM DE PET

PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens. Devido às suas características, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo. Porém, com o aumento do consumo, surgiu um grande desafio a ser resolvido: o que fazer com as embalagens já utilizadas e descartadas?

A coleta e a reciclagem da embalagem PET têm sido cada vez mais incentivada, permitindo o uso da matéria original para a fabricação de diversos produtos. Um dos mais interessantes é produção de fibras de poliéster. Essas fibras estão sendo largamente utilizadas na indústria têxtil e nas confecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário