Os principais problemas ambientais nas áreas urbanas - principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Aglomeração urbana do Nordeste - são a contaminação industrial, a disposição irregular de lixo e o lançamento de esgoto "in natura" nos rios, arroios e Lago Guaíba. Nas áreas rurais, os problemas relacionam-se à contaminação por agrotóxicos, desmatamento e ausência de saneamento.
(clique na imagem para ampliar)
A previsão do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) é que só em 2030 o Guaíba estará livre do esgoto.
Essa previsão consta de um folder distribuido pela prefeitura, sobre o Programa Integrado Sócio Ambiental. O programa é um conjunto de obras que vai ampliar o tratamento do esgoto em Porto Alegre. Hoje 73% do esgoto vai direto para o Guaiba.
Em 2012, segundo a prefeitura, quando o Socioambiental estiver concluído, o volume de esgoto lançado sem tratamento no lago estará reduzido para 23%. Para zerar o lançamento de esgoto bruto no manancial onde a cidade tira a água para beber, o DMAE quer prazo até 2030.
As obras do programa iniciaram em dezembro de 2007 e muitas já estão em fase de conclusão, como é o caso das redes da Restinga, Ponta Grossa e Cavalhada e a estação de bombeamento da Ponta da Cadeia. O Socioambiental conta com recursos do BID, da Caixa Federal e da prefeitura de Porto Alegre, num total de R$ 586,7 milhões.
Acho muito importante que Porto Alegre de esse passo a frente. Essa será uma medida que, na minha opinião, melhorará muito a qualidade de vida e a responsabilidade ambiental de Porto Alegre.
ResponderExcluirGostei muito do blog de vocês. Aparecerei mais vezes aqui.
Obrigado pelo apoio! Esperamos que continue acompanhando nosso blog. Grande abraço!
ResponderExcluir