Pesquisa personalizada

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lago Guaíba e o esgoto...


A Região Hidrográfica do Guaíba tem 84.763,54 Km², abrangendo mais de 250 municípios em 30% do território gaúcho, onde vivem mais de 6 milhões de habitantes, a grande maioria(83, 5%) no meio urbano e 16,5% em áreas rurais. A região é formada por nove bacias hidrográficas e responde por mais de 70% do PIB do Rio Grande do Sul. A intensa atividade econômica-industrial e agrícola- resulta numa acentuada pressão sobre os recursos naturais.

Os principais problemas ambientais nas áreas urbanas - principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Aglomeração urbana do Nordeste - são a contaminação industrial, a disposição irregular de lixo e o lançamento de esgoto "in natura" nos rios, arroios e Lago Guaíba. Nas áreas rurais, os problemas relacionam-se à contaminação por agrotóxicos, desmatamento e ausência de saneamento.

(clique na imagem para ampliar)

A previsão do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) é que só em 2030 o Guaíba estará livre do esgoto.

Essa previsão  consta de um folder distribuido pela prefeitura, sobre o Programa Integrado Sócio Ambiental. O programa é um conjunto de obras que vai ampliar o tratamento do esgoto em Porto Alegre. Hoje 73% do esgoto vai direto para o Guaiba.

Em 2012, segundo a prefeitura, quando o Socioambiental estiver concluído, o volume de esgoto lançado sem tratamento no lago estará reduzido para 23%. Para zerar o lançamento de esgoto bruto no manancial onde a cidade tira a água para beber, o DMAE quer prazo até 2030.


As obras do programa iniciaram em dezembro de 2007 e muitas já estão em fase de conclusão, como é o caso das redes da Restinga, Ponta Grossa e Cavalhada e a estação de bombeamento da Ponta da Cadeia. O Socioambiental conta com recursos do BID, da Caixa Federal e da prefeitura de Porto Alegre, num total de R$ 586,7 milhões.

2 comentários:

  1. Acho muito importante que Porto Alegre de esse passo a frente. Essa será uma medida que, na minha opinião, melhorará muito a qualidade de vida e a responsabilidade ambiental de Porto Alegre.
    Gostei muito do blog de vocês. Aparecerei mais vezes aqui.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio! Esperamos que continue acompanhando nosso blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir